data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: prefeitura de Santa Maria (divulgação)
Devido ao temporal que atingiu Santa Maria na sexta-feira, diversos danos foram registrados em diferentes regiões da cidade. De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 115mm entre quinta e sexta. O previsto, para todo mês de janeiro, é 166 mm. Com isso, o Executivo traçou ações para amenizar os danos relacionados com a chuvarada;
Após reunião entre membros de diferentes órgãos e secretarias municipais, além da Defesa Civil, ficou definido que, emergencialmente, a prefeitura vai atuar na desobstrução de bueiros e manutenção da infraestrutura viária.
Veja os locais sem água neste sábado, domingo e segunda-feira
- Uma força-tarefa já esta na rua para resolver alguns problemas, como por exemplo o da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, onde se abriu um enorme buraco. As equipes estão trabalhando nele - garantiu o prefeito em Exercício, Sérgio Cechin.
style="width: 50%; float: right;" data-filename="retriever">
Na tarde deste sábado, a Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) trabalhou no reparo da tubulação que rompeu na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, no Bairro Medianeira. A quantidade de chuva registrada durante o final da tarde de sexta danificou a estrutura e, com isso, o asfalto cedeu. O trecho foi isolado pela Defesa Civil Municipal, ainda na sexta, para garantir que não haja risco à integridade da população. A Corsan também ficou responsável pelos consertos na Avenida Fernando Ferrari, no Bairro Nossa Senhora de Lourdes, que alagou, na sexta.
A Defesa Civil Municipal também buscou contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para que o órgão viabilize as ações necessárias junto à BR-287, no trecho próximo aos bairros Tancredo Neves, Juscelino Kubitschek e Nova Santa Marta, na Região Oeste da cidade, que foram as mais atingidas pelo temporal. A exemplo do que ocorreu na Floriano Peixoto, esquina com a Avenida Medianeira, o asfalto sofreu danos em função do acúmulo de água.
Ainda durante a tarde deste sábado, o Poder Público atuou na desobstrução de bueiros.
Neste sábado, os servidores atuaram na limpeza da Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Medianeira, e intervieram na Rua Silva Jardim, esquina com a Rua Floriano Peixoto, no Centro, onde o asfalto cedeu após uma rede para escoamento da água da chuva romper. A Secretaria de Meio Ambiente também auxiliou na limpeza das vias públicas. Equipes trabalharam, ainda, na desobstrução da Rua Pedro Américo, no Bairro Camobi, pois uma árvore cedeu e bloqueou a via.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria